Philip D. Yancey formou-se com louvor na Columbia Bible College e obteve dois diplomas de mestrado: um em Comunicação na Escola de Pós-graduação Wheaton College, e outro em Língua Inglesa na Universidade de Chicago. Foi editor da revista Campus Life de 1971 a 1978. Nesse período, a circulação da revista cresceu de 50 mil para 250 mil exemplares e foi duas vezes eleita o "Periódico do ano" pela Evangelical Press Association [Associação da imprensa evangélica]. Desde 1978, trabalha como colaborador independente. Mais de 600 artigos seus apareceram em 80 publicações diferentes, entre elas Readers DigestPublishers WeeklyNational Wildlife,The Saturday Evening PostChristian CenturyThe Reformed Journal

"Eu escrevo livros para mim mesmo", diz. "Escrevo livros para resolver questões que me incomodam, questões para as quais não tenho resposta. Os meus livros são um processo de exploração e investigação. Então, eu tento resolver diferentes problemas relacionados com a fé, coisas relativa a mim, que quero aprender ou que me preocupam". Ao todo, o autor escreveu mais de dezasseis livros, entre eles Decepcionado com Deus e Alma Sobrevivente (Editora Mundo Cristão), Igreja: por que se importar (Editora Sepal), Perguntas que precisam de respostas (Editora Textus) e Maravilhosa graçaDeus sabe que sofremosO Jesus que eu nunca conheciA Bíblia que Jesus liaO Deus (in)visível, estes últimos publicados pela Editora Vida. 

Já ganhou da ECPA onze prémios Gold Medallion e os seu livros já venderam cerca de vinte milhões de exemplares em todo o mundo. O autor ainda escreveu três livros em co-autoria com o pioneiro médico missionário Dr. Paul Brand: As maravilhas do corpo (Edições Vida Nova), In his Image (À sua imagem) e A dádiva da dor (Mundo Cristão). Também foi co-editor da The Student Bible (A Bíblia do estudante), outra obra premiada com o Gold Medallion.

Atualmente, Yancey e a esposa Janet moram em Evergreen, Colorado. Gostam de fazer caminhadas, da vida animal e de todas as outras maravilhas das Montanhas Rochosas.